domingo, 13 de outubro de 2024

Projeto com aulas de alemão em escolas públicas do Ceará ajuda a levar alunos para a Alemanha

Foto Arquivo pessoal 
Para os alunos de duas escolas públicas do Ceará, aprender alemão faz parte da rotina. O idioma se faz presente nas lições, nas músicas apresentadas em eventos temáticos, em rodas de leitura e até mesmo nas experiências que alguns estudantes vivenciam fora do Brasil.

Todas estas vivências fazem parte da iniciativa "Escolas: Parceiras para o Futuro" (PASCH, na sigla utilizada em alemão), um projeto coordenado pelo governo da Alemanha e implementado em parceria com diversas instituições. No Ceará, o programa é executado há 15 anos.

Atualmente, duas escolas de Fortaleza recebem a iniciativa: a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Paulo VI e a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Juarez Távora. Cerca de 850 alunos estudam alemão nas turmas oferecidas nas duas escolas.

O programa PASCH está presente em mais de 2 mil escolas espalhadas por 120 países. As escolas do Ceará estão entre as poucas do Brasil que realizam o projeto na rede pública de ensino.

Da sala de aula para a Alemanha

Quando escolheu uma escola para cursar o Ensino Médio, a adolescente Lídia Menezes se interessou pelo curso de Computação Gráfica, oferecido na base técnica da escola Juarez Távora.

A escola funciona no modelo de educação profissional, que alia o currículo do Ensino Médio convencional a uma formação técnica, com atividades em tempo integral.

Desta forma, o aluno tem aulas em dois turnos e se qualifica para o mercado de trabalho ou para tentar uma vaga no Ensino Superior. Em 2023, Lídia ainda não sabia que a unidade também oferecia aulas de alemão.

“Eu fiquei impressionada e curiosa sobre a língua porque eu gosto muito de aprender coisas novas. No começo, eu achei tudo muito novo porque eu não tinha nenhuma proximidade com a língua. Como eu achei divertido, eu comecei a consumir conteúdos em alemão: filmes, músicas… E aí, eu comecei a me familiarizar”, conta a estudante.

Com informações do G1 Ceará.