Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil |
Em 11 municípios cearenses, nenhuma mulher foi eleita vereadora nas eleições de 2024. Levantamento feito pelo Diário do Nordeste, mostra queda no índice em comparação às eleições de 2020, quando 16 Câmaras Municipais ficaram sem representação feminina, mas também evidencia a desigualdade entre os gêneros no espaço político.
No Ceará, foram eleitas 504 vereadoras neste ano. Na capital, Fortaleza, não houve avanços, por exemplo, apesar de a vereadora mais votada ser uma mulher. Dos 43 lugares, apenas 9 serão ocupados por mulheres, o mesmo quantitativo da atual legislatura.
Poder Executivo
Chama atenção o caso de duas cidades cearenses, onde a prefeitura será comandada por duas mulheres, mas, por outro lado, o Legislativo será 100% masculino. É o que deve acontecer em Ibaretama e em Piquet Carneiro, cidades do Sertão Central. Em Acarape, no Maciço de Baturité; e em Alto Santo, no Vale do Jaguaribe; foram eleitas mulheres para a Vice-Prefeitura, apesar de nenhuma para as respectivas Câmaras.
Nas outras sete cidades, todos os representantes no Legislativo serão homens. É o caso de Abaiara, Aratuba, Barro, Bela Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã e Mulungu.
Com informações do Diário do Nordeste.