Foto Reprodução/Pixabay) |
Decisões judiciais impõem a 64 municípios cearenses a Lei Seca para esse fim de semana de eleições. Assim, o comércio e consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos fica restrito.
O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE). Conforme as informações, Fortaleza não faz parte da lista e não terá restrições neste sentido.
Nessa última sexta-feira, 4, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) optou por não publicar portaria exigindo o cumprimento da Lei Seca no Estado, deixando a decisão a cargo do juiz de cada comarca.
Nos 64 municípios que terão Lei Seca existem diferenciações entre si. Em alguns casos, a comarca decidiu por proibir o comércio e consumo de bebidas alcóolicas somente neste domingo de eleição, 6/10.
O presidente da Abrasel-CE, Taiene Righetto, lamenta a decisão dessas comarcas pela preocupação da sustentabilidade do setor de alimentação fora do lar. Ele destaca que o setor passa por uma crise e reclama que as decisões foram tomadas de última hora, gerando prejuízos.
"A maioria dos bares e restaurantes cearenses são pequenos e acabam comprando seus estoques por dia. Como a decisão foi tomada em cima da hora, muitos empreendimentos preferiram não correr o risco de comprar e não poder vender, e agora, após a não adesão da lei, estão encontrando dificuldades de abastecimento", afirma.
Com informações do O Povo.