sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Creche pública do Ceará cria ‘mini redário’ para crianças praticarem leitura

Deitar numa rede armada embaixo da sombra de uma árvore, com o vento correndo e tempo livre para ler um livro. O cenário seria paradisíaco para adultos, mas é parte da rotina de crianças da Creche Viva Criança, no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.Foto: Divulgação/CEDI Viva Criança

O “mini redário”, projeto intitulado como Redes do Saber, foi criado na unidade municipal como forma de incentivar o contato dos pequenos de 3 a 5 anos com a leitura e “promover o desenvolvimento das crianças de maneira lúdica e prazerosa”, como pontua a diretora da creche, Cintia Fontenele.

“As crianças amaram, elas reagiram com muito encanto com essa nova forma de leitura. Os pais também ficaram bastante encantados com o projeto, pois foi uma forma criativa de chamar a atenção dos seus filhos para o processo de leitura e aprendizagem”, frisa a gestora.

A instituição comporta 87 alunos em idade de creche e pré-escola, e foi o primeiro dos 34 centros infantis da cidade a receber a iniciativa. O “Redes do Saber” já chegou a outras três unidades e deve ser expandido para todas, como projeta o secretário municipal de Educação, Junior Oliveira.

“Começamos com colchonetes, e em junho tivemos a ideia: ‘será que se colocar uma rede a criança conseguiria dormir?’ A princípio era isso, ajudar no sono. Depois, testamos com os livros, e as crianças gostaram. Vimos que daria certo, aliando leitura ao que o cearense gosta, que é a rede”, descreve o gestor.

A diretora da creche conta que a construção do mini redário foi idealizada Secretaria da Assistência Social, e que o momento de leitura dos pequenos “ocorre no início do dia, durante a acolhida que é realizada com todos os professores assim que as crianças chegam”.

Com informações do Diário do Nordeste.