.Foto Shutterstock |
A cidade de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, é uma das maiores produtoras de ovos de codorna do Brasil. É o que indicam os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município cearense é responsável por 77,5% de toda a produção do alimento no Estado
No ano passado, a cidade foi responsável por gerar 11.964 mil dúzias (o equivalente a 143,5 milhões de unidades), sendo o quarto município do País que mais produziu ovos de codorna. Santa Maria de Jetibá (ES), Carpina (PE) e Perdões (MG) aparecem numericamente à frente de Cascavel.
Quando são considerados os estados, o Ceará aparece na sexta posição entre os maiores produtores de ovos de codorna nacionais. Com exceção do Amapá, todas as unidades federativas praticam a coturnicultura, como é chamada a criação de codornas.
Na consolidação dos dados do Brasil, o País continua ultrapassando a casa do bilhão na produção de ovos de codorna. Foram mais de 3 bilhões de unidades geradas em 2023 no território nacional.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, a importância do desenvolvimento de culturas de aves, como a codorna, leva o Estado a buscar ampliar o segmento, com estudos indicando um novo polo de avicultura na região do Sertão Central.
"Qualquer produção do agronegócio é importante para nós. É o setor primário. A gente acha louvável esse destaque, inclusive com a importância da produção de codornas. O Ceará está crescendo, temos o segundo maior produtor de ovos do Nordeste, e estamos tentando inclusive fazer um novo polo de avicultura no Sertão Central", observa.
Com informações do Diário do Nordeste.