sábado, 26 de outubro de 2024

Cearenses mantêm título em antigos bairros e cidades para voltar nas eleições

Foto Leonardo Sá/Agência Senado
A portaria que cruzou durante anos na adolescência virou, hoje, portal para uma das grandes obrigações da vida adulta: escolher o prefeito da cidade. A cada dois anos, Sanatiel Araujo, 27, tem as eleições como desculpa para voltar no tempo: desde que emitiu o título de eleitor, definiu a antiga escola como local de votação. E “não tem coragem” de mudar.

Já faz quase 10 anos que o ciclo da rotina de ensino médio no Liceu Estadual Prof. Domingos Brasileiro, no bairro Planalto Ayrton Senna, foi encerrado – mas nunca passou. Uma escolha que, a priori, foi logística, hoje é oportunidade para reencontros.

“O dia de votar é sempre nostálgico, primeiro por exercer o dever de cidadão, mas também poder relembrar alguns momentos, entrar no colégio, ver o que mudou e o que não mudou, a sala onde eu estudei… São muitas recordações”, revela o jovem.

No passeio pelos corredores até a seção eleitoral, Sanatiel esbarra com “muitos amigos e alguns professores”, e a conversa sobre “como tá a vida, o trabalho e a família” logo se transforma num encontro entre passado, presente e futuro.

“A gente relembra coisas do passado, o quanto a gente era birrento, não deixava o professor dar aula”, ri Sanatiel. “Por coisas da vida, ela vai levando a gente pra outros lugares e distanciando do bairro em si. Mas volto e é sempre um grande evento como cidadão e pelo lado emocional”, conclui o jovem.

Com informações do Diário do Nordeste.