segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Morre dom Adélio Giuseppe Tomasin, bispo emérito da Diocese de Quixadá, aos 93 anos

Foto Divulgação/Diocese de Quixadá
Bispo emérito da Diocese de Quixadá, o italiano dom Adélio Giuseppe Tomasin faleceu, no início da manhã desta segunda-feira (30), aos 93 anos. A morte foi divulgada pela unidade católica, que não detalhou a causa, mas disse que a partida do presbítero aconteceu com "serenidade e confiança", por volta das 6h.

Ao todo, ele ocupou de 1988 a 2007 o posto de líder da pastoral localizada no município do Sertão Central do Ceará. Ao longo dessas quase duas décadas, o religioso a orientou com "sabedoria pastoral e amor incondicional pela Igreja", conforme a instituição.

"Seu trabalho incansável e sua profunda devoção ao Evangelho foram faróis para todos que o conheceram, deixando um legado de fé, esperança e fraternidade que perdurará em nossos corações", disse a Diocese.

Ainda no comunicado, a unidade territorial de Quixadá lamentou a morte de dom Adélio Tomasin, afirmando que com o falecimento a Igreja Católica perde um "pastor zeloso e fiel, que dedicou sua vida aos serviços do reino de Deus e ao cuidado espiritual dos fiéis que lhe foram confinados".

"Que sua memória continue a ser fonte de inspiração para todos nós, que seguimos firmes na fé e na missão que ele tão bem nos ensinou a viver", finaliza a nota, assinada pelo atual bispo da diocese, dom Aurélio Pinto de Sousa.

Além de bispo emérito, dom Adélio Giuseppe Tomasin também era diretor-geral da Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT). A instituição, que leva o nome dele, também lamentou a partida do religioso. "Todos que compõem a FADAT, expressam seus sinceros sentimentos e agradecimentos. Que sua memória continue nos inspirando em nossa caminhada", diz em nota

Com informações do Diário do Nordeste.