Foto Jornal A Praça |
O Congresso Nacional de Urgência e Emergência, que aborda temas como inovação, ética e integração multidisciplinar no atendimento emergencial, teve início no dia 2 de setembro e, nesta última quinta-feira, 5, promoveu uma simulação de resgate envolvendo agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A simulação, realizada nas dependências do campus Humberto Teixeira, reproduziu um cenário de ataque com múltiplos feridos, onde profissionais socorristas e forças de segurança atuaram de maneira coordenada para garantir o atendimento rápido e eficiente às vítimas. O exercício teve como objetivo treinar os profissionais para situações de crise e emergências, promovendo uma integração prática entre as diferentes equipes de atendimento.
O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar (LAAPH) em conjunto com o projeto de extensão Jovens Socorristas, da Universidade Regional do Cariri (URCA). A iniciativa destaca a importância da capacitação contínua e do trabalho em equipe para aprimorar o atendimento de urgência e emergência no Brasil.
O evento contou com palestrantes da área da saúde. “Fomos muitos ousados para esse congresso, realizamos alguns simpósios e queríamos esse desafio. Não sabia que chegaríamos a essa proporção. Estamos contentes com o resultado”, disse Vitória Emile, presidente LAAPH.
Com informações do Jornal A Praça