Foto Pexels |
No último Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, os recenseadores identificaram 27 pessoas - 16 homens e 11 mulheres, incluindo quatro crianças de 0 a 14 anos - vivendo dentro de carros, caminhões e trailers, entre outros veículos, no Ceará. Elas faziam parte de um grupo de 4.007 pessoas cujos domicílios são qualificados como “improvisados”.
Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) e têm detalhamento somente por Estados, não sendo possível avaliar os municípios envolvidos. A pesquisa lembra que o “morador” é alguém que tem o domicílio como local habitual de residência e nele se encontrava na data de referência, ou que, embora ausente na data de referência, tem o domicílio como residência habitual.
Já o domicílio improvisado se refere àquele que pode estar localizado em uma edificação que não tenha dependências destinadas exclusivamente à moradia (dentro de um bar, por exemplo), ou em calçadas, praças e viadutos, estruturas móveis ou abrigos naturais (como grutas ou cavernas).
Com informações do Diário do Nordeste.