Foto Arquivo pessoal/Felipe Gabriel |
Um dos vencedores do prêmio de inovação em engenharia biomédica para o SUS foi o cearense Paulo Victor Loureiro, que desenvolveu o projeto BLINKTALK, que visa levar formas alternativas de comunicação para pessoas que possuem algum impedimento ou limitação na comunicação oral. Os resultados dos vencedores foram divulgados no dia 9 deste mês pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e pela Boston Scientific.
O Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS busca reconhecer e estimular a produção acadêmica de projetos e trabalhos em engenharia biomédica que visem enfrentar os desafios do SUS e dos serviços públicos de saúde na América Latina.
Segundo Paulo, a ideia do projeto surgiu devido alguns de seus alunos com paralisia cerebral ou transtorno do espectro do autismo não conseguirem falar. “Buscando alguma solução para se comunicarem de forma alternativa, tentei desenvolver uma técnica de neurotecnologia não invasiva que permite escrever no computador num piscar de olhos, usando ondas cerebrais”, explica Paulo.
Com informações do O Povo