Foto Reprodução/Instagram |
As forças de segurança do Ceará deflagraram, entre os dias 1º e 29 de agosto, a Operação Shamar, que visa combater crimes contra a mulher no Estado. Durante o período, 330 suspeitos de envolvimento em crimes contra a mulher foram presos. Armas e munições também foram apreendidas.
Além das prisões, também foram realizadas fiscalizações de medidas protetivas de urgência, além de palestras de conscientização sobre combate a violência doméstica.
Do total de prisões, 217 foram localizadas e presas em situação flagrancial e outras 113 foram capturadas por força de mandados de prisão. As ofensivas foram realizadas nos municípios Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus. Os alvos foram pessoas investigadas por crimes de violência doméstica, ameaça, estupros, descumprimento de medidas protetivas, importunação sexual, entre outros.
No último dia 18 de agosto, outros dois homens que estavam sendo investigados por crimes de tentativa de feminicídio, ameaça e lesão corporal no contexto de violência doméstica foram presos. As capturas ocorreram nas cidades de Quixadá e Banabuiú.
A ofensiva foi coordenada, em âmbito nacional, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Ceará, as ações foram desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), e contou com equipes das polícias Civil e Militar.
Com informações do Ceará News.