Foto Jornal A Praça |
A devota Zaíula Costa, 73, participa intensamente do novenário dedicado à Senhora Santana, padroeira de Iguatu. “Estou com 73 anos, aqui me batizei, me casei, batizei meus cinco filhos. Hoje estou aqui, graças a Deus, servindo no altar do Senhor, muito feliz. Já alcancei muitas graças. Confia que você acredita. Muitas graças já recebi na minha vida. Já estive entre a vida e a morte.
Me entreguei nas mãos dela, ela me segurou. Hoje estou aqui firme e forte. Graças a Deus. Ela intercede sempre, Senhora Santana é a mãe, é avó, é amiga. Ela entra na sua casa, na sua vida, sua família. É um ícone em nossas vidas. Eu participo todas as noites e todas as manhãs. Já faço o convite para todo mundo vir pela manhã, é muito bom. 4H15 já estou preparada para servir”, comentou emocionada e agradecida em participar desse momento de festivo, que segue até o dia 26 de julho.
Esse momento de festa da padroeira para o primeiro bispo diocesano, Dom Mauro Ramalho, era momento de retiro espiritual, como relembra o padre Ricardo Pompeu, administrador paroquial. “A festa de Senhora Santana é o grande retiro espiritual do povo de Iguatu. Com certeza muitos devotos e devotas já esperam com muita ansiedade e alegria, esses dias em honra a Senhora Santana. Quanto carinho, devoção do povo de Iguatu a Senhora Santana, é um momento muito especial. É um grande retiro, como dizia nosso querido dom Mauro para nossa cidade”, conta.
O tema da festa segue a Campanha da Fraternidade. “A cada ano a gente está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade. Esse ano a campanha baseada na exortação do papa Francisco, ‘somos todos irmãos e irmãs’, também traz essa temática muito pertinente para os dias de hoje.
Diante de muita violência, animosidade em nossa sociedade. Então o convite é olhar para Jesus e vivermos aquilo que ele nos pede, o amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, ressalta padre Ricardo, convidando as pessoas a viverem esse momento de fé e religiosidade. “Convidamos a todos a participarem conosco todas as noites até o dia 26 do novenário, das caminhadas, e do grande dia 26. Teremos quatro missas nesse dia e a tradicional procissão com Senhora Santana, percorrendo ruas e avenidas da nossa cidade”, destaca o religioso.
Com informações do Jornal A Praça.