sexta-feira, 10 de maio de 2024

Grupo de cearenses moradores do Rio Grande do Sul se reúne em trabalho voluntário para ajudar vítimas de enchentes

Foto Arquivo pessoal / Danielle Fernandes
Comida, água e materiais de higiene e limpeza são, hoje, as principais necessidades das vítimas das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul há mais de uma semana – e grande parte desses itens tem chegado às famílias pelas mãos de cearenses e de outros nordestinos.

Um grupo formado por pessoas do Ceará e de outros estados do Nordeste, moradoras de cidades gaúchas, se reuniu para arrecadar e distribuir doações e alimentação às famílias atingidas pela tragédia que assola o estado sulista.

Originalmente criado como espaço de socialização e apoio entre os nordestinos que vivem no Sul, o grupo com mais de 300 pessoas se transformou numa mobilização para juntar recursos e comprar itens essenciais às vítimas das cheias.

De Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, o representante comercial Rodrigo Medeiros vive em Canela (RS) há 10 meses e tem assumido a linha de frente do voluntariado. Ao contrário das vizinhas, a cidade não foi atingida por enchentes.

“Aqui tivemos deslizamentos, algumas áreas foram bem atingidas. E as estradas foram muito afetadas. Começamos essa campanha assim que iniciaram as inundações. Estamos vivendo aqui na Serra Gaúcha um cenário caótico”, descreve Rodrigo.

Com informações do Diário do Nordeste