Foto Arquivo pessoal |
Marcos Terto, de 10 anos, é o único cearense em sua categoria a representar o Brasil na Copernicus - Mathematics Global Final, uma olimpíada de matemática que teve fase classificatória no Brasil e terá, em julho deste ano, uma edição global em Nova York, nos Estados Unidos.
Apaixonado por números, o garoto está animado para participar do campeonato, mas leva tudo com tranquilidade e leveza - afinal, matemática é como uma "melhor amiga" para a criança, que já foi diagnosticada pela sua psicóloga como superdotado.
"Desde cedo meu pai vem adiantando conteúdos que vou estudar lá na frente. Comecei a gostar e criei o hábito", contou Marcos ao g1.
A dedicação aos estudos teve apoio da família, especialmente do pai. Leandro Terto conta que ele e a esposa perceberam rapidamente a facilidade com que o filho aprendia atividades da escola e do dia a dia. Ele ainda brinca: "O Marcos já leu mais livros do que eu minha vida toda".
De acordo com o pai, o garoto sempre teve proximidade com números e entrou cedo nas competições. Hoje Marcos cursa o 5° ano do Ensino Fundamental, mas já estuda conteúdos avançados.
"A descoberta tem a ver com o rendimento dele na escola. Quando ele estava no segundo ano, a professora chamou a gente para uma reunião e disse que ele estava conversando em sala de aula. Fomos tentar entender e ele disse que conversava porque o que a professora ensinava, ele já sabia", explicou Leandro.
Com informações do G1 Ceará.