domingo, 7 de abril de 2024

Chuvas 'acima da normalidade' reduziram áreas com seca no Ceará em fevereiro, aponta Monitor de Secas

As áreas com seca fraca e moderada, no norte e no centro do Ceará, tiveram redução em fevereiro devido às chuvas “acima da normalidade”. Enquanto isso, no sul do Estado, foi registrado o abrandamento da seca, que passou de grave para moderada. As informações são do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), atualizado no dia 20 de março.

O Monitor de Secas acompanha as secas no Brasil continuamente, a partir de informações disponibilizadas até o mês anterior por instituições estaduais e federais, com base em indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18  e 24 meses).

Ele aponta características como a severidade e a evolução espacial e temporal, além dos impactos sobre diferentes setores. A ferramenta classifica a severidade do fenômeno em cinco categorias, em que S0 indica seca fraca e S4, seca excepcional.

No levantamento referente a fevereiro, o Monitor aponta que a seca no sul do Ceará passou de grave (S2) para moderada (S1) e que os impactos no Estado permanecem de curto prazo. Conforme a classificação de severidade, a seca moderada pode levar a alguns danos a culturas e pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos e algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes, além de restrições voluntárias de uso de água solicitadas.

Com informações do Diário do Nordeste.