Foto Arquivo pessoal |
Autora e pesquisadora do Dicionário Orélio Cearense – com termos e expressões característicos da cultura do Estado – Andréa Saraiva Martins faleceu na quarta-feira (6). O cerimonial de despedida acontecerá nesta sexta (8), incluindo velório, missa solene e sepultamento no Cemitério Jardim Metropolitano.
Historiadora, pesquisadora, escritora, empreendedora, produtora cultural, editora, ativista da cultura, das tecnologias livres e da economia colaborativa e solidária, Andréa foi muitas em uma só. Ao se debruçar sobre a História, priorizou a literatura oral e a sabedoria popular.
Por sua vez, no posto de escritora, além do já citado Dicionário Orélio Cearense, desenvolveu o projeto Contadores de Causos, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura. Também publicou o e-book “Existe Vida Além de editais?”, sugerindo alternativas de fomento a empreendimentos culturais e aproximando o setor cultural à economia solidária.
Outra conquista importante nessa área foi ter se tornado membro da Academia Tauaense de Letras - ATL. Ela ocupou a cadeira 23, cuja patrona é Teresa Aragão Serra.
Com informações do Diário do Nordeste.