As 30 prefeitas cearenses eleitas em 2020 levam o Ceará ao 8º lugar no ranking proporcional de representação feminina no Poder Executivo municipal no Brasil, mas o Estado ainda é o 11º em números absolutos. O grupo é menor que o da Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, mas maior que o do Piauí, Alagoas e Sergipe. Os dados são da pesquisa Estatísticas de Gênero Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (8).Foto: Agência Brasil
No Ceará, a presença feminina nas prefeituras representa 16,8% do total, com 30 representantes entre 179 municípios. Na verdade, existem 184 cidades cearenses, mas o IBGE não respondeu à solicitação da reportagem sobre o motivo da diferença. Contudo, as informações coincidem com busca realizada pelo Diário do Nordeste.
Ainda sobre o ranking nacional, o Nordeste é destaque. A região lidera no quesito de representação feminina em números absolutos, com 302 prefeitas, e em proporcionais, alcançando o índice de 17%.
Já as outras porções do território brasileiro despencam bastante na análise majoritária. O Sudeste, segundo colocado, chega com menos da metade da região nordestina: 134 prefeitas. Contudo, em termos proporcionais, aparece na última posição, com 8,2%, já que o referencial é o universo de 1.633 municípios.
Sul, Norte e Centro-Oeste, por sua vez, mesclam-se. A primeira tem 106 prefeitas (9%); a segunda, 68 (15,2%); e a terceira, 53 (11,5%).
Com informações do Diário do Nordeste.