Foto Shutterstock |
Só nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil já registrou mais de um milhão de casos prováveis e confirmados de dengue, segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. O número aumentou em quase 400% em um ano, se comparado com os dados do mesmo período do ano passado, quando o País tinha registrado 207,4 mil casos.
De acordo com o banco de dados da pasta, até o momento, foram confirmadas 207 mortes pela doença e outras 687 estão em investigação. Em 2023, nesse mesmo período, haviam sido registrados 149 óbitos.
Em entrevista recente ao Diário do Nordeste, publicada no último domingo (25), o secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Silva Lima Neto — conhecido como Tanta —, destacou que o Brasil vive uma epidemia puxada, principalmente, por estados do centro-sul, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Nessas localidadesom, ele explicou, há maior suscetibilidade ao sorotipo 2 do vírus da dengue, que é o que está circulando no momento. No Ceará, por outro lado, parte da população está “imunizada naturalmente” para esse sorotipo devido a uma exposição prévia ao vírus.
Com informações do Diário do Nordeste e Agência Brasil.