Foto Thiago Gadelha. |
Quatro em cada cinco pessoas ocupadas no Ceará recebem até um salário mínimo por mês. É o que indicam os dados da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, divulgados nesta quarta-feira (6)
Os números são referentes às classes de rendimento domiciliar per capita mensal em cada uma das 27 unidades da federação e foram colhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2022.
Os dados apontam que 79,5% de toda a população cearense ocupada, seja em postos de trabalho formais ou informais, recebe até um salário mínimo por mês (R$ 1.320), o que representa aproximadamente 7 milhões de pessoas no Ceará.
Isso coloca o Estado como o quinto do País com a maior fatia de trabalhadores com remuneração próxima à linha da pobreza.
Apenas Maranhão, Alagoas, Paraíba e Amazonas têm percentuais maiores de pessoas que recebem até um salário mínimo. Na outra ponta, Santa Catarina se destaca por ser o estado com a menor porcentagem da população nesta faixa salarial.
Com informações da Diário do Nordeste.