quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Ex-alunos do tempo integral no Ceará se formam e voltam como professores às escolas onde estudaram

Nascer em famílias pobres, em cidades com poucos recursos, e desde cedo “precisar entender” os limites impostos por essa condição. Mas, apesar das baixas expectativas, manter um caminho como referencial: o da educação. No interior do Ceará, há cerca de 10 anos, alunos da rede pública estadual começaram a alterar as rotas “pré-determinadas” agarrando-se a essa possibilidade.


Não sozinhos, tampouco sem estrutura ou incentivos. Pelo contrário, precisaram de um conjunto de políticas públicas para, inclusos em escolas de tempo integral com ensino técnico, finalmente, acessarem chances. Concluíram o Ensino Médio e entraram na universidade. Mais ainda, após formados, voltaram às unidades onde estudaram, agora, com uma profissão: são professores nesses locais.

A história de três jovens cearenses, ex-alunos da rede pública e hoje professores dela, integra a série de reportagens especiais do Diário do Nordeste, "Terra de Sabidos - escola de todos os tempos". Naturais de distintas regiões do Estado, Fernanda Laís Bastos, de Itapajé; Rydleily Albuquerque, moradora de Aurora; e Renato Moreira, residente de Pedra Branca, têm trajetórias cheias de semelhanças.

O elo que os conecta é: ter a educação como ponto de partida e chegada para as realizações profissionais e pessoais, com impactos nos trajetos individuais, mas também em que os cerca.

Nos percursos, os egressos da rede pública estadual compartilham experiências. Por exemplo, terem, em plena a infância e juventude, tido apreço e entusiasmo pelo aprendizado, mas estarem em contextos de escassez de oportunidades em pequenas cidades do interior.

Com informações do Diário do Nordeste.