terça-feira, 19 de setembro de 2023

Ministro cearense Camilo Santana é homenageado com o Troféu Sereia de Ouro 2023

Dois meninos brincam sob o sol do Cariri cearense. São melhores amigos. Correm, pulam, conversam e, feito toda criança, gostam de imaginar. E se criassem um carro de som a partir de um carrinho comum, desses de brinquedo? Seria como os veículos Veraneio, entre as ruas anunciando novidades, comunicando ao povo o que precisa ser de conhecimento. A ideia, compartilhada em dupla, na verdade surgiu de um dos garotos: Camilo Santana.Foto: Thiago Gadelha

Os pais, Eudoro e Ermengarda Santana, recordam da cena com alegria quase cinco décadas depois. Estava nítida a inclinação do pequeno para a vivência política, o contato com as pessoas e a vontade de fazer diferente. Elementos que, pouco a pouco, o tornaram referência no que toca a decisões cruciais para distintas realidades e consolidam a relevância de uma trajetória notável em entrega e dedicação.

Camilo Sobreira de Santana nasceu no município do Crato em 1968, período marcado pela ditadura militar. Na infância, testemunhou o pai – uma das mais relevantes figuras públicas do Ceará – ser preso por ir contra o regime. Segundo ele, essa imagem permanece até hoje e ajuda a explicar a vocação para melhorar o cotidiano das pessoas. “Aquilo mexeu muito com a gente, comigo e com os meus irmãos”, partilha.

Com informações do Diário do Nordeste.