Foto Sesc |
Aos 68 anos, o aposentado Roseli Alves da Silva concluiu o ensino médio no Educar Sesc Iguatu, em agosto. Ele cursou uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e agora se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Roseli participou da formatura que aconteceu na unidade do Sesc, com direito a solenidade de diplomação e toda a produção que exige: beca, capelo, jabour e faixa, além de muitas fotos para registrar esse momento único em sua vida junto dos familiares, professores e colegas.
Roseli Silva, que é cego, começou a se dedicar aos estudos há oitos anos. Aprendeu a ler e escrever em Braille – sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. “O senhor Roseli era um aluno dedicado e sedento por conhecimento. Muito interessado em aprender e também em repassar o seu vasto conhecimento a todos os colegas e professores, que sempre paravam para escutar tamanha sabedoria. Muito concentrado e atento a tudo e a todos, enxergava com a alma. Extremamente disciplinado e com uma força de vontade que causava admiração e respeito a todos os colegas e professores. Ele era assíduo às aulas e aos eventos da escola. Roseli é alegre e amante da vida”, descreve a diretora do Educar Sesc Iguatu, Socorro Marques.
O momento vai ficar marcado principalmente na vida dos filhos, que desde sempre tiveram no pai um exemplo de superação e principal inspiração. “Sou fã do meu pai pela força e coragem de cuidar dos seus dois meninos trabalhosos. Quando minha mamãe morreu, eu tinha 12 anos, meu irmão 10, e ele cuidou de nós com muita dedicação e amor. Sou fã pela capacidade de ser pai e amigo para todas as horas e em muitas lutas que enfrentamos. Sou fã pelo exemplo de pessoa e pela persistência nos estudos, que me falta às vezes e vejo muito nele essa força de vontade”, declarou o filho Dauyzio Silva.
Com informações do Sesc.