Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil |
O programa Desenrola Brasil ultrapassou R$ 2,5 bilhões em renegociações nas duas primeiras semanas de operação. Foram renegociados mais de 400 mil contratos de dívidas, segundo balanço divulgado pela Federação Brasileira de Banco (Febraban) nesta segunda-feira (31).
No mesmo período, os bancos que aderiram ao programa desnegativaram cerca de 3,5 milhões de clientes com dívidas de até R$ 100,00. O balanço não inclui as baixas de outros credores não bancários.
O programa já havia 'desnegativado' os nomes de mais de 2 milhões de cidadãos nos cinco primeiros dias de operação. É importante ressaltar que, apesar de o nome do consumidor ficar limpo, o débito continuará existindo, e deve ser pago para não haver juros e multa.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, ressaltou que os bancos estão contribuindo para que o Desenrola reduza o número de consumidores negativados.
A federação ressalta que cada banco tem políticas próprias para adesão ao Desenrola. As condições para renegociação também devem ser definidas por cada instituição.
Com informações do Diário do Nordeste.