sexta-feira, 30 de junho de 2023

De olho em 2024, partidos seguem na disputa pela filiação de prefeitos no interior do Ceará

Foto TSE
Mais de um ano antes das eleições municipais, as articulações dos partidos em busca de filiar prefeitos seguem a todo vapor. Uma das mais recentes mudanças anunciadas foi a de Professor Marcelão, prefeito de São Gonçalo do Amarante. Eleito, em 2020, pelo Pros - na época sob o comando de Capitão Wagner (União) -, Marcelão era um dos gestores que vinha se aproximando do Governo Elmano de Freitas (PT). Isso irá se consolidar com a filiação dele ao PT, sigla pela qual deve concorrer à reeleição. 

Assim como o PT, outros partidos da base governista têm liderado as articulações para atrair prefeitos, na busca por se fortalecer para a disputa eleitoral em 2024.

Sob o comando do ex-suplente de senador e empresário, Chiquinho Feitosa, o Republicanos têm sido uma das siglas que mais tem se movimentado em busca dos prefeitos. Outro partido que mudou de comando foi o Podemos, que está sob a presidência do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, e também deve atrair gestores municipais para a disputa do próximo ano.

Por outro lado, em meio a uma crise interna, o PDT pode acabar vendo o desembarque de prefeitos antes da disputa municipal. A hipótese é admitida pelo próprio presidente do diretório estadual, André Figueiredo (PDT), que tem o comando partidário questionado pelo senador Cid Gomes (PDT) - um impasse que pode levar a uma “debandada” do partido, com impactos diretos sobre 2024.

Quem também passa por momento complicado são os partidos de oposição. Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro desde 2022, o PL viu o número de prefeituras sob seu comando diminuir desde a última eleição municipal. Enquanto em 2020 o partido elegeu 13 prefeitos, atualmente apenas 7 gestores municipais permanecem no partido.

Os prefeitos ligados ao grupo político do ex-deputado Capitão Wagner - que, em 2020, estava no Pros e agora preside o União Brasil no Ceará - também diminuíram. Na última eleição municipal, três nomes ligados a este grupo conquistaram prefeituras: além de Professor Marcelão, Vitor Valim, na Caucaia; e Glêdson Bezerra, em Juazeiro do Norte.

Os três se afastaram da oposição e estão agora mais alinhados ao Governo Elmano de Freitas, com exceção de Glêdson Bezerra, que vem declarando que está em posição 'independente' no Estado.

FORTALECIMENTO DA SIGLA GOVERNISTA

Presidente do PT Ceará, Antônio Conin fala da expectativa de fortalecer o partido e torná-lo "um dos protagonistas" da eleição de 2024 no Ceará. "Como partido do governador, do presidente (Lula) e do ministro (da Educação, Camilo Santana), tem que ser um dos protagonistas, senão o maior", disse.

Até agora, em 2023, o partido filiou três prefeitos: Flávio Teixeira Filho, eleito pelo PTB e atual chefe do Executivo de Amontada; Tiago Ribeiro, ex-Cidadania e prefeito de Cascavel; e Cícero Figueiredo, que deixou o PDT e comanda a Prefeitura de Milagres.

Segundo Conin, a expectativa é de filiar mais 14 prefeitos, incluindo Professor Marcelão - que já disse que está esperando apenas a finalização de documentação para se filiar à sigla petista. "Dialogamos a possibilidade de nós estarmos indo para o PT. A gente está aguardando só a documentação, questão burocrática, para a gente se filiar", disse o prefeito.

Com informações do Diário do Nordeste.