sábado, 3 de junho de 2023

Chuvas de 2024 podem ser reduzidas no Ceará com possível retorno do El Niño, alerta Funceme

Foto Fabiane de Paula/SVM
Os modelos oceânicos apontam uma tendência de 70% do retorno do El Niño – fenômeno que reduz os volumes de chuva – para os meses de janeiro a março de 2024, o que pode prejudicar as precipitações no Estado. O aviso foi feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta última quinta-feira (1º).

Caso confirmada a volta do El Niño, o período chuvoso de 2024 no Ceará pode ser semelhante aos anos de 1958, 1998 e 2016, quando os acumulados ficaram bem abaixo da média histórica. Apesar do anúncio, os meteorologistas alertam que ainda é cedo para atestar o fenômeno.

A maior preocupação é com a segurança hídrica do Estado com menos água nos açudes, por exemplo. Os reservatórios mais estratégicos, como Banabuiú, Orós e Castanhão, caso o El Niño se instale, podem ser prejudicados.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, contextualiza que o receio acontece pelo aquecimento dos Oceanos Atlântico e Pacífico, além da costa da América do Sul.

"Isso preocupa muito, temos visto em alguns anos um efeito de 'secamento' das chuvas, de Sudeste para Noroeste. Se esse aquecimento permanecer, as regiões mais importantes em termos de reservatórios estratégicos podem ser afetadas", completa.

Com informações do Diário do Nordeste.