sábado, 8 de abril de 2023

Corpo de Bombeiros de Iguatu volta atenção para áreas de riscos

O longo período de estiagem em Iguatu e região é um desafio para os moradores que precisam lidar com o calor intenso, a baixa umidade e a poluição atmosférica, resultado de queimadas. Por isso, quando as primeiras gotas de água caem do céu, anunciando a chegada das chuvas, o sentimento é de alívio; de que esses dias difíceis ficaram para trás. Porém, chuvas intensas neste período de quadra invernosa trazem também perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados.

Iguatu ainda não registrou desalojamentos de moradores afetados nesse período ou situações que se comparem a cidades de Milhã e Senador Pompeu; outros tantos que decretaram situação de emergência. O comando do Corpo de Bombeiros local explica alguns dos perigos que as fortes chuvas podem trazer e dá orientações de como evitar o risco de acidentes.

Orientações

Conforme o comandante tenente-coronel Mendes Júnior, o comando local fica atento aos alertas emitidos pelos órgãos meteorológicos. “Moradores de regiões propensas a inundações devem manter-se informados sobre as condições meteorológicas. Ao primeiro sinal de chuva forte, coloque os móveis, eletrodomésticos e demais objetos em lugares altos. É importante que se estabeleça um local seguro onde você, sua família e os animais de estimação possam se alojar. Evite construir em cima e embaixo de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa”, afirmou.

As mais recentes cheias que afetaram a população local ocorreram de forma mais intensa nos anos de 2004 e 2011. Moradores que residem no curso do rio Jaguaribe foram afetados na ocasião. “Temos um mapeamento dessas áreas, da população que mora em regiões próximas a açudes.

A orientação é a mesma em caso de cheias e em tempos de chuvas de grande intensidade ou longa duração que possam provocar deslizamentos, principalmente em áreas de risco: não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estiveram em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. Evitar o contato direto com a água contaminada da enchente, pois ela pode provocar doenças.

Perceber com antecedência se casa não corre risco de desabar. Se estiver em local seguro, procure não se deslocar; não atravesse ruas alagadas, pois há risco de ser arrastado pela água. Em local alagado, preste atenção a buracos e bueiros sem tampas ou encobertos pela água. Em caso de ventos muito fortes, cuidado com as quedas de árvores, fios e postes” orientou o comandante.

O 4º grupamento do Corpo de Bombeiros de Iguatu atende a cidade e outros 15 municípios do estado.

Com informações do Jornal A Praça.