sábado, 1 de abril de 2023

Ceará tem mais do dobro de açudes sangrando que início de abril de 2022

Foto Divulgação / Cogerh
Neste sábado, 1º de abril, o Ceará chegou 48 açudes sangrando. O dado é do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com informações de Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No dia 1º de abril do ano passado, havia 20 reservatórios sangrando, o que representa um aumento de 140% em um ano.

Atualmente, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) monitora 157 açudes no Estado. Além dos 48 que estão com volume máximo de água, outros 26 açudes estão com o volume de armazenamento entre 70% e 100%.

A região hidrográfica do Litoral é a que possui o maior volume de água armazenado estando com 100% da capacidade — apenas um reservatório, o Santa Maria de Aracatiaçu, em Sobral, não está sangrando. Ao todo, Em seguida vem a região do Coreaú com 93,92% da capacidade dos açudes. Logo depois, o Acaraú, com 80,8%.

O Estado do Ceará possui uma capacidade de armazenamento de água de, aproximadamente, 18.559 hectômetros cúbicos (hm³). O volume atual está em 7.622 hm³, o que representa um volume de água armazenado em torno de 41%. Um hectômetro cúbico equivale a 1 bilhão de litros.

Entre os três maiores açudes do Estado, o que está em melhor situação é o Orós, no município homônimo. Ele tem 53,82% da capacidade. Maior reservatório de água do Ceará, o Castanhão, em Alto Santo, tem 24,91% do volume total. O Banabuiú, que duplicou de carga em menos de um mês, está com 23,32%.

Com informações do O Povo.