Foto Shutterstock |
Cobras jiboias foram os animais mais resgatados pelo Corpo de Bombeiros no Ceará durante o primeiro trimestre de 2023. Na sequência, estão felinos, cães, iguanas e cassacos.
Ao todo, 2.822 bichos foram contabilizados pelo órgão, número ligeiramente superior ao do mesmo período no ano passado, quando houve 2.493 resgates.
vacas, garrotes, gatos-do-mato, gaviões, gambás, guaxinins, jacaretingas, macacos-prego, saguis, tamanduás-mirins, entre outros, completam a lista.
Um dos últimos resgates aconteceu em Quixadá, Sertão Central cearense, na última quinta-feira (30). Uma jiboia de um metro estava no portão interno de uma casa. Ela foi devolvida ao hábitat, ilesa, pelos bombeiros.
CUIDADOS
Segundo os agentes, as campeãs de resgate são répteis da família Boidae, na qual se encontram as maiores serpentes do planeta. No Brasil, as jiboias são consideradas a segunda maior espécie, atrás somente da sucuri.
Embora temidas devido ao grande porte, as jiboias normalmente não são tão perigosas, em razão de não serem peçonhentas. Contudo, podem atacar se forem ameaçadas. Carnívoras, matam as presas comprimindo o corpo delas.
Quem protege os animais silvestres é a Lei Ambiental. Para ocorrências de resgate desse tipo de bicho, o número é 193.
Com informações do Diário do Nordeste.