sábado, 29 de abril de 2023

Audiência Pública na Assembleia Legislativa vai discutir crise na saúde pública de Iguatu

Foto Honório Barbosa
Comprometimento no atendimento, atraso no pagamento dos profissionais são algumas das reclamações da população do Centro-Sul cearense sobre os serviços do Hospital Regional de Iguatu – HRI. A situação se arrasta há décadas com gestões que creditam as dificuldades financeiras de manutenção relacionadas à queda na qualidade do serviço ofertado. 

O poder público e a base governista relacionam o problema à defasagem dos recursos em relação ao atual custeio de insumos e corpo de trabalho. Alegam ainda atrasos de repasses do Governo do Estado que atrapalham a agenda de pagamento elaborada pela Prefeitura através da Secretaria da Saúde.

Visando buscar soluções para o problema, foi aprovado no último dia 19 de abril, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o requerimento do deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) que propõe a realização de audiência pública para discutir intervenção estadual no equipamento. A audiência tem como tema “Propor soluções para custeio do Hospital Regional de Iguatu, assim como a construção do Hospital Regional do Centro-sul”.

“O Hospital Regional de Iguatu já não está atendendo de forma eficaz nossa população. Em toda a região são 10 municípios e cerca de 500 mil pessoas que precisam dos serviços da unidade hospitalar seja para exames, consultas ou atendimentos de emergência. Por isso, é necessário que encontremos uma saída célere e que atenda nossa população de forma satisfatória. Fico muito feliz que depois da nossa iniciativa outros representantes da região agora também começaram a se movimentar para achar uma solução”, destacou Marcos.

Para debater o tema mais profundamente, o parlamentar articula audiência pública para no dia 9 de maio no Complexo das Comissões Técnicas na Assembleia Legislativa. São esperados a presença da titular da Secretaria de Saúde do Estado, Tânia Mara, com os dez prefeitos da região (Iguatu, Quixelô, Catarina, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Irapuan Pinheiro, Acopiara, Cariús e Saboeiro), secretários municipais e gestores do hospital.

Com informações do Jornal A Praça.