terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Com retorno de impostos federais, preço médio da gasolina pode chegar a R$ 6,39 no Ceará

Foto Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
O retorno da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o álcool deve acontecer a partir desta quarta-feira (1º), e deve impactar o preço desses combustíveis ao consumidor final. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (28), com ministros do governo e o presidente da Petrobras para debater a reoneração dos combustíveis.

O governo Lula prorrogou somente até 28 de fevereiro a desoneração (redução a zero) dos impostos federais que incidem sobre a gasolina, o álcool, querosene de aviação e gás natural veicular. Até o momento, o governo não sinalizou nova prorrogação.

A decisão passa por um acordo entre a ala econômica do governo, representada principalmente pelo ministro Fernando Haddad, e um grupo que tem a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como principal representante, e que é contra retomar a tributação dos combustíveis.

Parte desse aumento, contudo, pode ser compensada caso a Petrobras reduza o preço dos combustíveis nas suas refinarias. Dados da Abicom mostram que a Petrobras tem vendido a gasolina em suas refinarias com um preço 8% maior em relação aos preços praticados no mercado internacional.

Com informações do G1 Ceará.