A adolescente Maria Larissa Pereira Paiva, de 17 anos, tem o sonho de se tornar cientista. Ela se tornou astronauta análoga em janeiro ao fazer concluir um curso de astronauta no Centro de Treinamento Espacial da WEA (Wogel Enterprise Aerospace) em Brasília.
Agora Larissa tem o objetivo de cursar astronomia na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mas ainda não tem recursos para isso. Atualmente, ela é colabora no planetário do Dragão do Mar, em Fortaleza, ministrando palestras.
"Me interesso desde que era criança, com foco em ciências astronômicas e sociais, no sentido de democratizar o acesso. Eu fiquei encantada quando experimentei e percebi o impacto positivo que poderia causar na vida de outras pessoas. Meu sonho não é ser astronauta exatamente, mas se um dia tiver oportunidade e necessidade de uma astrônoma presente em alguma missão, eu estaria disposta, por isso o curso foi tão importante", relatou Larissa.
No curso de astronomia análoga realizado em Brasília, ela teve experiências práticas de como ser um astronauta na terra. Entre as diversas aulas, Larissa aprendeu sobre primeiros socorros e resgate. Ela considera o curso um primeiro passo "para muita gente que quer ser astronauta".
"A gente fez a aula de primeiros socorros e resgate, teve laboratório de microscopia, teve utilização da bancada de análise biológica, planejamento de missões espaciais, operação de rádio e transceptores, treinamento de emergência contra incêndio, exercício de simulação de missão espacial que foi muito interessante", lembrou a adolescente.
Com informações do G1 Ceará.