O fato mais recente em meio a instabilidade política vivenciada pelo município de Iguatu aconteceu nesta última quarta-feira, 4. O presidente da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) empossado no domingo, 1, José Ronald Gomes Bezerra, 62, (REPUBLICANOS) assumiu a prefeitura da cidade três dias depois, em nova cerimônia no parlamento iguatuense.
O novo gestor é o terceiro prefeito da cidade em um intervalo de pouco mais de três meses a assumir o cargo. O fato acontece após findar o mandato de Eliane Braz (PDS) como presidente do legislativo e a indefinição sobre o retorno dos mandatos do prefeito e vice Ednaldo Lavor (PSD) e Franklin Bezerra (PSDB) afastados e cassados por abuso do poder pelo desvio de finalidade do uso da mídia institucional da Prefeitura, especificamente da página do site do Município, da página do Facebook e do Instagram.
A posse de Ronald foi prestigiada pelos políticos, secretariados e aliados. José Ronald Bezerra (PSD), 62, foi eleito pela primeira vez em sua vida pública presidente da Câmara Municipal de Iguatu (CMI). O parlamentar, advogado de profissão, encontra-se em seu sétimo mandato no legislativo da cidade e o mais novo fato inédito de sua vida pública será assumir o executivo. “Confesso que não me preparei para isso [governar a cidade]. Mas acredito que conseguirei, com ajuda dos nossos líderes Ednaldo e Eliane. Já traçamos uma série de reuniões para definirmos nosso plano de trabalho em frentes como saúde, infraestrutura e assistência social”, afirmou Ronald.
A semana foi marcada pelo desligamento de todos os funcionários de cargos comissionados e secretariado. Nos bastidores se desenha uma nova definição administrativa do funcionalismo junto com adequação da folha salarial.
Eliane além de avaliar seu período à frente do município em seu discurso na solenidade de posse, antecipou que deve assumir a câmara federal. “Foi um desafio, mas que demos nossa contribuição. O que desejamos é que Ednaldo volte a governar e cumprir com seu mandato que o povo lhe confiou. Volto a câmara, já informando que deverá ser pouco tempo. Aceitei o desafio do meu partido de assumir o assento no parlamento federal. Espero honrar o povo da nossa região centro-sul por bom período”, afirmou Eliane, também suplente de deputada federal.
Com a saída de Ronald da Câmara assume seu lugar Alisson Barreto (PSD) que tomou posse no mesmo dia. O vereador Marconi Filho (PDT), vice-presidente, comandará os trabalhos do parlamento ao lado de Bandeira Jr. (PSD), mesmo em período de recesso até o final de janeiro a CMI pode ser convocada em regime de urgência. “Temos essa missão. Meu desejo é que essa celeuma jurídica seja resolvida com maior rapidez possível. Mas o que nos cabe é dar curso aos trabalhos e a câmara será parceira da população iguatuense”, afirmou Marconi.
Com informações do Jornal A Praça.