Foto Fabiane de Paula/SVM |
O número de trotes telefônicos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apresentou queda de 35% entre os anos de 2021 e 2022. Ao todo, o Samu 192 Ceará recebeu 385.213 ligações no ano passado, sendo que 20.910 foram trotes telefônicos. Além de ser considerado crime previsto por Lei, congestionar linhas telefônicas de serviços de emergência pode adiar o atendimento de saúde a pacientes que precisam de socorro imediato.
No mesmo período de 2021, a central recebeu 343.561 ligações, sendo 39.474 trotes, 11% das chamadas. Uma redução de 13.831 ligações indevidas em relação ao ano seguinte. Mas, afinal, por que as pessoas continuam fazendo trotes telefônicos?
De acordo com o coordenador Médico do Samu 192 Ceará, Breno Novais, o período do ano de maior incidência de ligações fraudulentas são os meses de férias escolares, “caracterizando que são os jovens que estão de férias e que acabam utilizando esse tempo de mais ócio para cometer essas infrações”.
“Geralmente eles ocorrem com maior frequência no final da tarde, que é justamente o horário de pico de ligações na nossa Central de Urgência, o que acaba deixando a nossa linha telefônica ocupada. Quem realmente está esperando por um chamado de emergência, fica no aguardo enquanto essas ligações fraudulentas estão acontecendo”, diz.
Com informações do O Povo.