domingo, 1 de janeiro de 2023

Em discurso de posse no Congresso, Lula exalta democracia e pede união nacional

Foto Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi empossado no cargo na tarde deste domingo (1º), em cerimônia no Congresso Nacional. Na ocasião, aderiu compromisso constitucional, assinou o termo de posse e discursou para todo o País. 

O petista destacou o compromisso com o combate à fome e agradeceu à frente política, à população e à conduta do Judiciário, que, segundo ele, possibilitaram a sua eleição.

"Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo", discursou ao exaltar a democracia.

Os desafios que têm pela frente, apontou Lula no discurso, são diversos. O presidente citou o diagnóstico recebido pela equipe de transição, que indicou um "cenário estarrecedor" da gestão pública anterior em várias áreas.

RELAÇÕES COM AS INSTITUIÇÕES

Nessa perspectiva, agradeceu à Câmara e ao Senado pela aprovação da PEC da Transição, que suspendeu o teto de gastos sobre programas como o Bolsa Família para atender, em caráter emergencial, famílias em situação de pobreza, além de ter feito um aceno aos Poderes Institucionais.

"Agradeço à Câmara e ao Senado pela sensibilidade frente às urgências do povo brasileiro. Registro a atitude extremamente responsável do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União frente às situações que distorciam a harmonia dos poderes", disse o presidente.

Com informações do Diário do Nordeste