Foto Diário do Nordeste |
Moradores da zona rural de Jucás, no Centro-Sul cearense, registraram uma rápida chuva de granizo nesta última terça-feira (17). O evento, ocorrido na localidade de Jurema, foi gravado por populares que se surpreenderam com o fenômeno. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) confirmou a ocorrência da chuva.
Segundo o órgão, as chuvas de granizo ocorrem quando nuvens mais desenvolvidas, do tipo cumulonimbus, se formam. Diante de sua grande extensão vertical, podendo chegar até a 12 km, e temperatura de 60 graus Celsius negativos, essas nuvens acabam precipitando pequenas pedras de gelo.
Contudo, para que estas nuves se formem e causem as chuvas de granizo, alguns fenômenos climáticos precisam atuar de forma conjunta, como forte circulação de ventos, umidade do ar e também o calor, convergem para a ocorrência desses eventos.
Segundo explicou o meterologista da Funceme, Bruno Rodrigues, "áreas de instabilidades formadas no Rio Grande do Norte e na Paraíba avançaram em direção ao Sul do Ceará podem ter facilitado a ocorrência das chuvas".
A moradora do Sítio Jurema, Cristiane Jeus de Paula, de 37 anos, foi quem gravou o vídeo. Segundo ela, a chuva começou por volta de 15 horas e durou cerca de 30 minutos. "Primeiro teve uma ventania muito forte. Eu fiquei com medo, pensei até que fosse destelhar a casa. Depois, caiu umas pedrinhas de gelo do céu. Nunca tinha visto", detalha.
Com informações do Diário do Nordeste.