sábado, 28 de janeiro de 2023

Biblioteca Dr. Matos Peixoto conta com acervo de escritores iguatuenses

Obras de Wilson Holanda Lima Verde, Brennand Bandeira, Emmanuel Montenegro, Raimundo Batista Aragão, Aquino de Souza, Giovanni de Oliveira, entre outros integram o acervo num cantinho especial da biblioteca pública municipal Dr. Matos Peixoto.

Nessa semana, em decorrência da passagem de aniversário de 170 anos de emancipação política da cidade, uma exposição com obras com referências a Iguatu foi montada. Os livros ganharam mais evidência. “A gente teve a ideia de expandir mais o acervo da história do município, e temos aqui diversos livros, tanto voltado para história, economia, literatura, comédia, romance, contos, crônicas, poesias, cordel. No intuito de oportunizar mais esse acesso para a comunidade, a gente resolveu essa exposição”, destacou Carlê Rodrigues, contadora de histórias, funcionária da biblioteca municipal.

“As pessoas podem ter acesso. Desde já fazemos um convite para que venham à biblioteca conhecer mais sobre a história da nossa cidade, os autores, pessoas que escrevem que têm os seus trabalhos aqui no nosso acervo”, disse.

Mensalmente o local recebe visita de alunos das escolas tanto por demanda da própria biblioteca, como por solicitação das unidades de ensino e da região. “A gente programa uma atividade para esta acontecendo nessas visitas, que são visitas guiadas”.

Exposição permanente de quadros feitos a grafite pelo caricaturista Cláudio Teixeira, com autores da literatura brasileira. “São obras feitas a mão em grafite. Esse espaço chama muito atenção dos visitantes. No próximo mês a biblioteca vai completar 60 anos. Já estamos programando ações e atividades para comemorar essa importante data. Desde já convidamos a população para conhecer mais a biblioteca municipal da nossa cidade. Nós vamos até às comunidades com atividades, mas esperamos também que as pessoas venham até a gente”.

60 anos

Fundada em 1963, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Matos Peixoto é um dos primeiros equipamentos culturais de Iguatu. O equipamento desempenha um significativo papel na promoção do acesso à informação, ao conhecimento, à educação e à cultura da população local. A biblioteca municipal abre pela manhã e funciona direto nos períodos da tarde e à noite.

Com informações do Jornal A Praça.