Foto Thiago Gadelha |
Em meio à pandemia de Covid, com a transmissão contínua da doença, atividades paralisadas, escolas fechadas e isolamentos a cada nova onda, uma iniciativa, ainda 2021, vinda da cidade de Iracema, na Região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, ajudou a incrementar o conhecimento juvenil sobre o vasto mundo do coronavírus. Foto: Thiago Gadelha
A ação da estudante Vitória Emanuelly Lopes Bandeira tem contribuído para aprimorar a conexão entre o saber produzido em escolas públicas do Estado e o uso da ciência em favor da sociedade.
Em 2021, Vitória Emanuelly, que desde 2020 se inquietava com da tragédia da crise sanitária, decidiu agir. A intenção era contribuir com a pesquisa científica de forma mais concreta e aplicada a partir daquilo que ela já tem um certo domínio.
Para isso, Vitória que reside em uma cidade de pequeno porte no interior do Ceará, cuja base é a agricultura, utilizou caminhos já percorridos na escola e investiu nas próprias competências e afinidades: trabalhou com biologia computacional para produzir estudos sobre o vírus causador da pandemia.
Com informações do Diário do Nordeste.