Foto Evaristo Sa/AFP |
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12) em solenidade no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em seu discurso, Lula chorou ao falar sobre a chegada de seu terceiro mandato presidencial.
Na entrada de Lula e Alckmin, houve uma salva de palmas prolongada. A sessão solene foi aberta pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Após a execução do Hino Nacional, Moraes iniciou a entrega dos diplomas ao presidente da República eleito e ao seu vice para o começo dos discursos.
A cerimônia oficializou o resultado das eleições e o fim do processo eleitoral, formalizando Lula e Alckmin para o mandato de 2023-2026. Com a diplomação, ambos já estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro.
Além dos representantes eleitos, estiveram presentes todos os ministros do TSE, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os futuros ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), José Múcio (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Mauro Vieira (Itamaraty). Segundo o tribunal, cerca de mil pessoas foram convidadas para acompanhar a cerimônia.
Com informações do Diário do Nordeste.