segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Nova tecnologia irá alertar Polícia sobre aumentos de homicídios e roubos em localidades do Ceará

Foto Diário do Nordeste 
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), desenvolve uma tecnologia que irá gerar alertas aos comandantes da Polícia sobre o aumento de crimes como homicídios e roubos, em localidades do Ceará, em um intervalo de tempo menor que um mês.

A ferramenta está em fase “piloto”, com testes e aprimoramento, e deve ser lançada oficialmente em 2023, segundo o superintendente da Supesp, Helano Matos.

O foco inicial da nova tecnologia são Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e feminicídios – e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) – roubos e furtos.

O programa será alimentado por dados de outras ferramentas já lançadas pela Supesp, como o Sistema Tecnológico para Acompanhamento Territorial de Unidades de Segurança (Status) – que define as “manchas criminais” do Estado (onde há mais ou menos incidência de certos crimes); e o Cerebrum (um ‘bigdata’ que dispõe de informações de milhares de pessoas físicas e jurídicas).

Com informações do Diário do Nordeste.