quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Entregador cearense que viveu em situação de rua é aprovado na OAB

Foto Thaís Mesquita 
Sérgio Pereira tem 36 anos, é estagiário de Direito e entregador aos fins de semana. Recentemente aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, o futuro advogado conta a própria história de superação da situação de rua e a luta contra o preconceito. 

Aos 11 anos, vivendo e se alimentando nas vias de Fortaleza, ele precisou interromper os estudos ainda na 3º série. Duas décadas depois, Sérgio voltou a estudar e conseguiu concluir o ensino médio, o que permitiu a entrada no curso superior e o início da realização de um sonho.

A motivação para cursar Direito veio de uma experiência de sofrimento e do desejo de ter a cidadania assegurada. “Uma vez, uns seguranças de um supermercado pensaram que eu estava roubando, me levaram para o banheiro, me fizeram tirar a roupa para conferir. Mesmo que eu mostrasse a nota, eles não paravam com as grosserias. Eu não sabia como me defender.

“O que me motivou a estudar foram todas as humilhações que eu passei por ser motoqueiro e ter morado na rua. Eu sempre pensei que deveria estudar para provar que eu poderia ser alguém melhor e digno de respeito”, explicou o entregador, com os olhos marejados.

Com informações do O Povo.