Foto Diário do Nordeste |
O volume médio aportado nos 154 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) atingiu a melhor marca dos últimos dez anos para este mês. Levantamento realizado pelo Diário do Nordeste aponta que, em 23 de novembro, os reservatórios estavam com 33,1% de água acumulada, índice que só superado pelo registrado em 23 de novembro de 2012, ou seja, há uma década.
A manutenção deste bom volume acontece mesmo após o Ceará registrar uma expressiva redução nos volumes pluviométricos nos últimos 8 dias. Após um bom começo de novembro, nos quais os índices atingiram marcas nunca antes registradas em 50 anos, as chuvas declinaram. A última vez que choveu em mais de 10 cidades foi no dia 16 de novembro.
O volume acumulado nesta reta final de ano é importante quando se analisa o cenário futuro. Iniciar a quadra chuvosa (fevereiro-maio) com boa recarga nos reservatórios cearenses - sobretudo nos mais importantes, como Castanhão e Orós, os quais também estão com aporte satisfatório - abre margem para um segundo semestre do ano de maior conforto no que diz respeito ao abastecimento humano.
No início das últimas quadras, com o baixo aporte dos açudes, o período chuvoso tinha, primeiro, a missão de recuperar esses reservatórios para, depois, aportar água suficiente de modo a garantir o período de 6 meses em que as chuvas são mais reduzidas. Agora, o cenário que se avizinha é mais positivo.
Com informações do Diário do Nordeste.