Um grupo de crianças autistas participou da criação da nova coleção de uma marca cearense de moda praia que vai ser lançada em dezembro. A coleção traz estampas desenhadas por crianças que fazem parte da Associação Fortaleza Azul (FAZ).
“O mais importante dessa parceria é que, com esse trabalho, podemos mostrar a pessoa autista em um lugar ativo e fugir dos estereótipos impostos pelo capacitismo, responsáveis por invisibilizar as potências, capacidades e talentos destas pessoas”, afirma Daniela Botelho, presidente da FAZ.
Fernanda Cavaliere é mãe de dois filhos autistas e fala sobre a importância da participação das crianças na atividade.
"Essa ação ela é muito importante porque auxilia a desmistificar mitos, levar informações à sociedade sobre a diversidade dentro do Espectro Autista. E também a afastar o caráter médico-clínico da condição", diz.
Sobre os trabalhos realizados na campanha, ela destaca a importância da sensibilidade dos autistas na hora de trabalhar com as pinturas que devem estampar as peças.
"A campanha é bastante ampla. Além da concepção das estampas, as famílias autistas opinaram sobre os modelos das peças, pensando no conforto. Muitos autistas têm sensibilidade tátil, então etiquetas, por exemplo, foram modificadas", completa.
Com informações do G1 Ceará.