O banco Santander Brasil iniciou a 20ª edição do ‘Amigo de Valor’, campanha de destinação de Imposto de Renda para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Brasil. O Ceará tem 13 projetos selecionados e beneficiarão 4.435 pessoas que podem receber doações do público em geral, através do programa, até o dia 21 de novembro. São quatro municípios com projetos sociais atendidos: Jucás, Quixelô, Orós e Solonópole.
Ao longo dos 20 anos, o programa direcionou mais de R$ 160 milhões a 531 ações, considerando entidades e instituições, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Somente em 2021, o banco arrecadou R$ 19,8 milhões e auxiliou mais de 8 mil famílias em todo o Brasil.
Cidades e Projetos que serão beneficiados no Ceará
Jucás: Projeto Crianças e Adolescentes Integrados para o Desenvolvimento: Viver, Crescer e Vencer!
Número de beneficiados diretos: 120
Atuação: Com o projeto, as crianças e adolescentes da comunidade de São Pedro ganharam um espaço de lazer e aprendizado, onde participam de oficinas socioeducativas como flauta, dança, violão, violino e capoeira, além de terem vivências culturais e momentos de socialização. As crianças e suas famílias também são acompanhadas e recebem atendimento socioassistencial individualizado, de forma integrada às demais políticas públicas do município. Para 2023, o objetivo é manter e ampliar o número de atendidos.
Orós: Projeto @aprendendocomarte
Número de beneficiados diretos: 200
Atuação: Com atividades acessíveis e inclusivas, em formato presencial e digital, o programa aposta em oficinas que utilizam a arte e a cultura, especialmente a música, para promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e incentivar a disciplina, a autonomia e o aprendizado contínuo. As aulas abrangem desde canto, flauta e violão até história da arte, literatura, informática e artes plásticas. As famílias também são envolvidas. Em 2023, o objetivo é dar continuidade ao trabalho.
Quixelô: Projeto Construindo Novos Rumos para Transformar o Amanhã
Número de beneficiados diretos: 400
Atuação: Por meio de ações educativas, de lazer e de arte, o projeto atende crianças e adolescentes, procurando prevenir a evasão escolar e casos de violência, exploração sexual e trabalho infantil, num município onde 45% dos jovens com até 17 anos vivem em extrema pobreza. Entre as oficinas oferecidas, estão as de contação de histórias, de canto e musicalização. Em 2023, o objetivo é ampliar as atividades, incluindo a oficina de balé infanto-juvenil.
Solonópole: Projeto CRER e FAZER
Número de beneficiados diretos: 300
Atuação: O projeto oferece atividades socioeducativas, culturais e de lazer a crianças e adolescentes de três dos maiores bairros da periferia de Solonópole. O objetivo é minimizar situações de risco social e preparar os adolescentes para o mundo do trabalho. O projeto despertou grande interesse na comunidade. Já no fim do primeiro semestre de 2022, o número de atendidos aumentou de 200 para 266. Em 2023, espera-se ampliar para 300.
Com informações do Jornal A Praça.