Foto Richard Lopes |
O delegado regional de Polícia Civil de Icó, Vicente de Paula Rodrigues Coelho, faz um alerta a população para que não caia em golpes através do celular. Com muita frequência, vítimas de estelionatários registram boletins de ocorrência na delegacia.
Estelionato virtual mediante extorsões, ameaças e golpes do Pix estão acontecendo com mais intensidade no município de Icó. De acordo com o delegado, um dos Modus Operandi, é a simulação de sequestro, onde a vítima acaba cedendo e fazendo depósito via Pix.
O delegado aconselha a vítima a comparecer à agência bancária para fazer o estorno do Pix efetuado logo nos primeiros trinta minutos após a transferência, para que o valor não seja creditado.
A polícia orienta também que a vítima não se apavore e se possível faça um print da conversa e bloqueie o número, repassando à polícia para uma investigação aprofundada.
Outro modus operandi, que se observa em Icó, é o uso de redes sociais como o instagram. Indivíduos invadem contas de pessoas que possuem problemas de saúde para praticar extorsão.
Com informações do correspondente Richard Lopes.