sábado, 29 de outubro de 2022

6,8 milhões de cearenses ajudam o Brasil a definir, neste domingo, quem será o novo presidente da República

Foto Abdias Pinheiro/ Secom/ TSE
Os brasileiros se mobilizam, neste domingo (30), para eleger, no segundo turno, entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva quem será o novo presidente do Brasil. São 156 milhões de pessoas aptas a votar, sendo que, nesse contingente, estão 6 milhões e 800 mil eleitores no Ceará. O presidente eleito tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2023 para um mandato de quatro anos.

A eleição no Ceará ficou encerrada no dia 2 de outubro com a vitória, em primeiro turno, de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado. O segundo turno para definição de governadores acontece em outros 12 Estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo).

VOTO OBRIGATÓRIO

A legislação eleitoral estabelece que o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Quem não comparecer aos locais de votação, precisa apresentar, dentro de 60 dias, justificativa para evitar a inadimplência com a Justiça Eleitoral. Esse prazo, para quem não apareceu, nem justificou ausência no primeiro turno, termina no dia 2 de dezembro.

Com informações do Ceará Agora.