quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Segurança nas eleições: 12 mil agentes reforçam o policiamento até domingo (2) no Ceará

A véspera e o dia do pleito sempre mobilizam diversos entes públicos para o seu funcionamento, incluindo os da Justiça Eleitoral e da Segurança Pública. Neste ano, o Ceará bate recorde de agentes das forças estaduais de segurança em atuação, com 12 mil profissionais nas ruas até o domingo (2) de eleição, entre policiais militares (PMCE), policiais civis (PC-CE), bombeiros e peritos forenses.

De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, a PM já começou a reforçar a presença nos 184 municípios cearenses, que vai aumentar no sábado (1º), e chegar ao auge no domingo. A Polícia Civil também envia o seu contingente para o Interior “nos próximos dias”.

“Esse é um trabalho que foi planejado em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral, com o Ministério Público Eleitoral, com a Polícia Federal (PF) e com o Exército Brasileiro. [...] A isso se somam a Polícia Rodoviária Federal e as Guardas Municipais”, explica.

Além disso, as delegacias plantonistas funcionarão 24 horas nos próximos dias, segundo o delegado geral da PC-CE, Sérgio Pereira. As unidades do interior receberão reforço de efetivo a partir de sexta-feira (30) e funcionarão durante o dia todo até a finalização da apuração das eleições no domingo.

“Nos municípios em que não tiver efetivo da PF, a Polícia Civil, além da competência de crimes comuns, também assumirá a de investigação de crimes eleitorais. Todos do departamento de inteligência policial estão há alguns dias com força máxima para tentar identificar situações que possam trazer transtornos para o processo eleitoral”, afirma Pereira.

Com informações do Diário do Nordeste.