sábado, 13 de agosto de 2022

Após descoberta de doença, artesã cearense encontra no crochê nova forma de sustentar a família

Oportunidade. Era tudo que a artesã Jaqueline Lima de Sousa, 55 anos, precisava para mostrar suas habilidades com o crochê. Enfermeira por formação, ela precisou deixar o trabalho em hospitais após descobrir um problema de saúde. Jaqueline encontrou, no crochê, uma nova forma de conseguir o sustento da família.

A artesã aprendeu a desenvolver os trabalhos ainda nova, quando ajudava a família a criar redes para pesca. Ela teve o trabalho aperfeiçoado no projeto Artesanato em Rede, que beneficia mulheres artesãs das comunidades do Poço da Draga, Praia de Iracema e Graviola com um ciclo de formação que tem como iniciativa capacitá-las, inserindo seus trabalhos no mercado criativo da cidade.

"Desde que começou a pandemia, esse projeto veio a beneficiar nós donas de casa. Como eu tenho um problema de mobilidade para andar, que eu tenho artrose osteoporose e ando de muletas, então isso veio a me ajudar bastante, e também na situação financeira [...] Eu era enfermeira, aconteceu um acidente de eu levar uma queda e nessa consequência dessa queda eu descobri que eu tinha artrose osteoporose, aí eu fiz cirurgias no joelho e não deu mais para eu trabalhar", contou Jaqueline em entrevista ao g1.

Hoje, Jaqueline produz roupas femininas, masculinas e infantis totalmente em crochê. Ela vende de forma particular, por encomenda e também conseguiu, com apoio do projeto, expor seu trabalho em uma loja na Avenida Monsenhor Tabosa.

Com informações do G1 Ceará.