quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Decisões do TSE sobre partidos beneficiam chapa do PT na disputa ao governo do Ceará

Foto Diário do Nordeste 
Decisões tomadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta última quarta-feira (10), favoreceram as candidaturas de Elmano de Freitas e Camilo Santana (PT) na sucessão estadual. Após a Corte determinar neutralidade do PSDB no pleito, retirando-o da coligação com o PDT de Roberto Cláudio, outras duas decisões beneficiaram os petistas: a confirmação da liminar de apoio do PP ao PT e, posteriormente, do PROS.

Neste último caso, o partido estava alinhado à candidatura de Capitão Wagner, entretanto uma decisão do TSE repassou o comando da legenda para uma ala do partido simpática a uma aproximação com o ex-presidente Lula e o PT. Por conta disso, a mudança fez com que o partido passe a integrar a coligação petista.

A coligação agora conta com os seguintes partidos: PT, MDB, PP, SD, PV, PCdoB, Pros, Psol, Rede.

Ainda pode caber recurso das decisões tomadas, mas como duas delas foram colegiadas, casos do PP e do PROS, há uma demonstração de que as teses estão mais consolidadas e que será mais difícil reverter os casos.

No caso da neutralidade do PSDB, cuja decisão foi liminar e tomada pelo ministro Benedito Gonçalves, o diretório local já recorreu e aguarda o julgamento do Caso. Dependendo da definição, o PDT de Roberto Cláudio, poderá ter que redefinir um candidato ao Senado.

Com informações do Diário do Nordeste.