quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Curso de Licenciatura do IFCE de Iguatu recebe nota 5 do Ministério da Educação

A avaliação ocorreu entre os dias 03, 04 e 05 de agosto após quatro anos de funcionamento do curso no campus

O curso de Licenciatura em Geografia acaba de receber o reconhecimento máximo do Ministério da Educação (MEC) através da Nota 5 (excelente). A avaliação é atribuída a cursos que estão acima da média, entregando requisitos de infraestrutura, biblioteca, laboratórios, corpo docente, PPC, metodologias alternativas, além de vários outros pontos, com máxima qualidade.

Na área da Geografia, a licenciatura do IFCE-Campus Iguatu foi a primeira e atualmente a única do Ceará a alcançar a Nota 5 (excelente) junto ao Ministério da Educação. Além do campus Iguatu, em agosto, outros cinco campi passaram por avaliações em seus respectivos cursos, sendo Iguatu também o único a obter avaliação máxima.

Reconhecimento

Segundo o coordenador do curso de Licenciatura em Geografia do campus Iguatu, Prof. Dr. Nataniel Albuquerque, a avaliação para reconhecimento de um curso de graduação é um processo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em que são contemplados mais de 30 indicadores, organizados em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e infraestrutura do curso.

Ao final do processo avaliativo é atribuída uma nota na escala 1 a 5. No caso específico do IFCE/Campus Iguatu, o curso de Geografia obteve o conceito máximo. “A partir de então passamos a ser o único curso de Geografia do estado do Ceará com o conceito 5 o que deixou o corpo docente e discente, técnico-administrativos e gestão muito felizes com esse resultado que é fruto de um trabalho coletivo, de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos”, explica Nataniel.

Há quase 5 anos na coordenação, o docente afirma que o processo de construção do curso passou por diversas adaptações e recebeu colaboração de estudantes e professores que foram se integrando ao longo do curso, mas que ainda há muito a se fazer já que a partir dessa avaliação, surgirão novos desafios. “Obviamente a gente não pode entrar numa zona de conforto, de comodidade. A responsabilidade só aumenta, para que novas etapas, ações e projetos sejam desenvolvidos e operacionalizados e a gente torne a Geografia feita no IFCE de Iguatu cada vez mais forte. Principalmente, dentro da especificidade de uma Geografia pensada no interior do estado do Ceará”, conclui o coordenador.

Para o Prof. Dr. Leandro Lima, atualmente na Coordenadoria das Graduações, o resultado dessa avaliação “é fruto de um trabalho coletivo, comprometido e de um corpo institucional que busca coesão nas ações. Obter o conceito máximo só mostra que a instituição está no caminho certo de uma formação pautada no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, na importância do papel pedagógico, técnico-administrativo e, sobretudo, do envolvimento discente, fruto maior do nosso trabalho”, diz. Leandro conclui apontando que avaliação revela a dedicação e o esforço mútuo de toda a rede IFCE que preza pela relevância social do ensino, da ciência e da tecnologia de natureza pública e universal.

Com informações do IFCE de Iguatu.