sexta-feira, 29 de julho de 2022

Fortaleza pode estar perto do fim da quarta onda do coronavirus, diz estudo

Foto Helene Santos/ Sistema Verdes Mares
Novo levantamento dos níveis de SARS-CoV-2 nos esgotos de Fortaleza indica o declínio da concentração do vírus. A interpretação tem como base os dados repassados pelo projeto Rede Monitoramento Covid Esgotos, que apontam redução da carga viral desde o último dia 17 de julho na capital. Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares

O levantamento é um importante indicador que sugere o início do fim da quarta onda de infecções pela doença, segundo o Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE).

No boletim divulgado em meados de maio, os pesquisadores do Centro já alertavam para o início da quarta onda, quando as estações de tratamento de esgotos e sub-bacias registravam um aumento do coronavírus nas amostras coletadas.

Apesar de trazerem o recorte da situação da Capital, os índices também podem se refletir no comportamento geral. “Nós sabemos que em Fortaleza começa a maioria das ondas de covid-19 do Estado e, o fato dela apontar a queda da maior concentração do vírus, é um importante indicativo de que esse cenário possa repercutir nos demais municípios cearenses”, explicou o cientista-chefe da Saúde no Ceará e coordenador do Cisec, José Xavier Neto.

Com informações do G1 Ceará.